William Hill Red Tiger Gaming Com convite a Trump, políticos e ruralistas preparam 'COP do Agro' no Pará
data de lançamento:2025-02-12 13:31 tempo visitado:147Enquanto o presidente dos Estados Unidos, Donald TrumpWilliam Hill Red Tiger Gaming, tomava posse na segunda-feira (20), um advogado de Canaã dos Carajás (PA) enviava mensagens para a deputada federal Silvia Waïapi (PL-AP), presente em Washington, pedindo que ela convidasse Trump para a "COP30 do Agro".
jogo do tigreAssim como a deputada indígena filiada ao partido de Jair Bolsonaro, mais de uma dezena de senadores, deputados federais e estaduais gravaram vídeos confirmando participação no evento, previsto para o início de outubro, em Marabá, no sudeste do Pará. A COP do Agro antecederá à COP30 oficial, a maior conferência mundial sobre o clima da ONU, agendada para o mês seguinte, na capital paraense.
Planeta em Transe"O problema climático é global, e nós, amazônidas, não somos os culpados, mas somos penalizados", afirma o advogado Vinícius Borba, criador da Apria (Associação dos Produtores Rurais Independentes da Amazônia) e principal organizador da COP do Agro.
Dados do Seeg (Sistema de Estimativas de Emissões de Gases de Efeito Estufa do Observatório do Clima), porém, mostram que no Brasil 74% das emissões estão relacionadas de alguma forma ao setor agropecuário.
Depois da posse de Trump, Borba fez uma live no Instagram da associação destacando que a eleição do republicano é um "fio de esperança".
![A imagem mostra uma mulher tirando uma selfie. Ela usa um gorro vermelho com a inscrição 039;TRUMP INAUGURATION JANUARY 20, 2025039;. A mulher tem cabelo escuro e usa óculos. Ao fundo, há prédios de tijolos e janelas com varandas. A cena parece ser em uma área urbana.](https://f.i.uol.com.br/fotografia/2025/01/23/1737656487679288a798cdb_1737656487_3x2_md.jpg)
Em um de seus primeiros atos, Trump anunciou a saída dos EUA do Acordo de Paris sobre mudanças climáticas, cujo objetivo é manter o aquecimento global do planeta abaixo de 1,5°C até o final do século. Também prometeu uma linha dura contra restrições ambientais.
Questionado se a COP do Agro terá um viés de negacionismo climático, o advogado negou. Ele entende que países desenvolvidos, como França, Noruega e Alemanha não reduzem suas emissões e, portanto, seriam os verdadeiros negacionistas. "Os reais poluidores estão negando a questão climática", afirma.
Horas antes da posse de Trump, na manhã de segunda, o governador do Pará, Helder Barbalho (MDB), também usou uma rede social para saudar o novo presidente e expressar a esperança de recebê-lo na COP30, a oficial, organizada pela ONU.
"Quem vai para COP30 não passa de hipócrita", disse Borba em um dos vários vídeos que posta nas redes sociais. A Apria, criada em setembro de 2024, também publicou um convite escrito em inglês no Instagram e marcou o presidente dos Estados Unidos.
![Duas pessoas estão posando para a foto. A mulher à esquerda usa óculos e uma blusa verde sob um paletó cinza, segurando um livro intitulado 039;COP 30 do AGRO039;. O homem à direita está vestido com um paletó azul e uma camisa branca, sorrindo. Ao fundo, há uma parede com listras verticais e uma iluminação suave.](https://f.i.uol.com.br/fotografia/2025/01/23/173765923367929361197a4_1737659233_3x2_md.jpg)
A principal reivindicação da associação é o protagonismo do produtor rural nas decisões sobre a Amazônia. Outra bandeira recorrente é o questionamento da influência de ONGs nas políticas ambientais.
100% de bônus! Ganhe até R$1000 em bônus para jogar. Exclusivo para novos clientes. Receba 100% no Bônus de Boas-vindas - Duplicamos o valor do seu depósito. Regulamentado. Ganhe Bônus de Até R$1000. Protegido. Seguro. 24/7.![fortune tiger](/images/00116.jpg)
"O impacto que esse evento [COP do Agro] vai ter sobre a COP30 é nulo", avalia o coordenador de política internacional do Observatório do Clima, Claudio Angelo. O motivo, segundo ele, é que a COP não é um evento brasileiro e nem amazônico, mas internacional, organizado pela ONU.
"Então, o agro pode gritar, xingar, espernear o quanto quiser, mas não mudará a realidade de um evento multilateral", explica Ângelo, que recentemente lançou o livro "O Silêncio da Motosserra: Quando o Brasil Decidiu Salvar a Amazônia" (Companhia das Letras, 2024), com colaboração de Tasso Azevedo.
‘Ecoterrorismo ambiental’Um dos principais entusiastas da COP do Agro é o senador Zequinha Marinho (Podemos-PA). Em dezembro, o parlamentar acompanhou o advogado Vinícius Borba pelos corredores do Congresso, citando sua presença durante uma reunião da FPA, a Frente Parlamentar Agropecuária, braço institucional da bancada ruralista. Na ocasião, Marinho também convidou todos os membros da FPA a participarem da COP do Agro.
"Conte não só com a minha presença, mas com todo apoio que meu mandato de senador possa dar", disse MarinhoWilliam Hill Red Tiger Gaming, em um vídeo gravado enquanto recebia o convite das mãos de Borba. Marinho foi derrotado na última eleição para o governo do Pará com 27,9% dos votos válidos ante 69% de Barbalho.
Coluna